Layout by VICKYS.com.br

Casos de maus-tratos como o praticado pela procuradora aposentada Vera Lúcia Sant´Anna Gomes, 57, que está sendo investigada por agredir uma menina de dois anos, estão cada vez mais presentes nos noticiários, o que nos deixa muito assustados sobre a questão da violência infantil no país. A criança estava sob a guarda da procuradora e adotada em 14 de março. Pouco tempo depois, isso no dia 15 de abril, uma equipe da Vara da Infância, acompanhada de uma juíza, uma promotora e oficial de Justiça, foi à casa da procuradora e encontrou a menina machucada e com os olhos inchados. Para os pais e pessoas que assistem as notícias sobre o caso, o sentimento é de que se faça justiça, que a mãe adotiva seja punida. Entretanto, a preocupação maior deve ser com o futuro dessa criança, afinal, segundo a psicóloga Regina Elia, a mãe adotiva é que projetou os seus problemas na pequena, agindo com a violência física e psicológica, ao invés de educá-la.

"Alguns traumas da violência doméstica podem fazer com que a criança se culpe por estar sofrendo desse jeito, às vezes, ela pode até se agredir por achar que é a causa destes problemas. Outra conseqüência é a agressão como uma forma de defesa, pois como ela não consegue se defender dos maus-tratos e acaba descontado em outras pessoas, principalmente nos coleguinhas", aponta.

A melhor forma dela se recuperar é recebendo muito carinho e atenção, pois ainda há o fato da pequena ser rejeitada pela mãe biológica. "Ela precisa reinterpretar esse mundo e saber a diferença de fato do bem e do mal, isso é possível através dos contos de fada, por exemplo, que delimitam o que é cada um, afinal, não há herói que é meio bonzinho, não é?".

Regina explica que 50% da formação da personalidade depende do meio em que a criança vive. "Se mesmo as características ruins não fizerem parte da genética dela, um ambiente agressivo é algo determinante para que ela se torne um adulto mais violento", diz. Para que ela não viva também isolada e cresça de forma saudável, o próximo passo é resgate a sua autoestima.

Por ordem da Justiça, a procuradora perdeu a guarda provisória da menina e foi suspenso o pedido de adoção definitiva. A criança foi transferida para um abrigo, que não teve o nome divulgado, onde recebe assistência psicológica.

Por Juliana Lopes

 

Postado por Sabrina e Luana às 19h59
  | Encaminhar Este Post

Nesta sexta-feira (14/5/2010), Ivete Sangalo posicionou-se a respeito dos maus-tratos contra crianças. A cantora está indignada com o caso da promotora que espancou a filha adotiva de apenas 2 anos de idade. A baiana, que é mãe do pequeno Marcelo, desabafou por meio de seu perfil no Twitter. "Meu Deus, como pode isso acontecer? O que leva uma pessoa a fazer isso. Fico muito triste e revoltada. Vocês têm que vigiar também, na rua, na casa da vizinha, no restaurante, qualquer que seja o lugar. É preciso denunciar maus-tratos com crianças e idosos. Nós não podemos deixar essas coisas passarem em branco. Só vou sossegar quando se fizer justiça", avisou ela. 

Matéria publicada pela revista Contigo.

É isso vamos vigiar, todos juntos em uma só causa, proteção.

Postado por Sabrina e Luana às 19h50
  | Encaminhar Este Post

Pena pequena para crime grave

Punição prevista para quem é acusado de violência infantil, no caso de maus tratos a pena varia de dois meses a um ano. Se a agressão resultar em lesão corporal de natureza grave, a pessoa pode pegar de 1 a 4 anos. Já no caso de morte, o agressor pode ser condenado de 4 a 12 anos.

- A punição é até leve, infelizmente.

Postado por Sabrina e Luana às 19h44
  | Encaminhar Este Post

Meu Perfil

Links

. Sobre Violência Infantil
. Entrevista com a psicóloga Anna Christina Cardoso de Mello
. Reconhecendo e denunciando o abuso infantil
. Alguns direitos das crianças
. Reportagem sobre o caso Polyana Cristina

Arquivo

13/06/2010 a 19/06/2010
06/06/2010 a 12/06/2010
30/05/2010 a 05/06/2010
02/05/2010 a 08/05/2010
25/04/2010 a 01/05/2010

Votação

[Avalie Este Blog]

Indique Este Blog

[Clique Para Indicar]

Visitas

Créditos

[ Layout ]
VICKYS.com.br
VICKYS.com.br

[ Powered by ]

XML/RSS Feed
O que é isto?

Leia este blog no seu celular